terça-feira, 31 de agosto de 2010

As Ondas - Virgínia Woolf



Livro para download!

"Eu passarei como uma nuvem por cima das ondas", escreveu uma vez Virginia Woolf. Não foi a única referência que deixou sobre o mar, elemento que mais a atraía. Nem foi casual o título da obra à qual dedicou mais tempo e reflexões que às outras. Com As Ondas, Woolf sabia que mergulhava nas profundezas do ser humano. Fê-lo com um manejo da língua quase poético. Expôs a análise pessoal em monólogos elaborados. Queria que fosse uma obra perfeita, e conseguiu-o, em muitos sentidos.
As Ondas narra as vivências de um grupo de seis pessoas através do tempo. Elas crescem, amadurecem e envelhecem, num processo visto de uma perspectiva interior. São indivíduos que
arrastam as suas características, os seus medos e as suas solidões, e os comunicam entre si. Seis mundos que formam um só. Através das personagens, Woolf expõe os temas que constituem a sua preocupação constante: a passagem do tempo, o sentido da existência humana, a realidade das coisas e a morte.
Estas questões metafísicas tomam forma nos membros do grupo de amigos que protagonizam a obra. Bernard, curioso e verbalmente criativo; Susan, interessada na unidade familiar; Rhoda, insegura e temerosa; Jinny, sensual e superficial; Neville, com a sua obsessão pela ordem e rigor intelectuais; Louis, com o seu complexo de inferioridade. Os seis admiravam Percival, personagem fundamental que não tem voz no romance e cuja morte marca um ponto crucial. Todos temos um pouco de cada um destes amigos. Sofremos os seus problemas e as suas dúvidas; vivemos a nossa própria solidão no meio dos outros. A mestria de Woolf está em ter chegado a esses fugidios cantos do espírito humano. Como as ondas.

Baixar:

Nenhum comentário: