segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Precious - Preciosa

A adolescente afro-americana, obesa, analfabeta Clareece “Precious” Jones (Gabourey Sidibe) vive no Harlem com sua familia desajustada; engravidada duas vezes pelo pai e em uma relação destrutiva com a sua mãe (Mo’Nique). Precious recebe o convite para entrar em uma escola alternativa, onde ela tem esperança de poder mudar a direção de sua vida.
O filme conta também com Mariah Carey que faz o papel de uma assistente social Mrs. Weiss, Paula Patton como a professora de Precious, Ms. Rain, e Lenny Kravitz como John, um enfermeiro.
Baseado no romance “Push”, da escritora norte-americana Sapphire, “Precious” foi um dos grandes
vencedores do Festival de Sundance, em janeiro. O longa do produtor e diretor Lee Daniels consegue ser ao mesmo tempo tenso e divertido. Se é que agressões verbais e físicas, por mais “merecidas” que eventualmente sejam, possam figurar exatamente como diversão.
O fato é que, da primeira à última cena do longa – em que Mariah Carey aparece apenas em poucas (e boas) sequências como uma assistente social, e Kravitz como enfermeiro , é impossível não torcer por e simpatizar com Claireece Precious Jones. Não bastasse a violência sofrida em casa (surras, exploração e humilhação por parte da mãe; estupros, dois bebês e o vírus HIV contraído do pai), a garota ainda tem de encarar o preconceito dos colegas com sua aparência e um bloqueio em assimilar as lições passadas na escola.


Baixar:

Um comentário:

Mente Hiperativa disse...

Não gosto de dramas Americanos, na verdade nem sou muito fã de filmes de drama -exceto alguns Franceses- mas pra esse daí merece aplausos, MUITO BOM.

Acho que o torna tão profundo e intenso é o fato de ser contado pela própria Precious, somente ela poderia narrar com tantos detalhes e sentimentos a própria história.

Decididamente não é um filme pra fracos, tem que ter estômago e um pouco de sangue frio. E se for assistir, veja até o fim, como ele mesmo anuncia "você testeunhará o nascimento de uma alma."

Li o livro também, muito bom!